quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

CAMPENATO CARIOCA 2011 - TAÇA GUANABARA - 1ª RODADA

GRUPO A
Boavista 1 x 1 América
Vasco 0 x 1 Resende
Flamengo 2 x 0 Volta Redonda

Flamengo 2 x 0 Volta Redonda – Engenhão

Ainda sem poder contar com Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves, o Flamengo estreou no Cariocão com uma vitória de 2 x 0 sobre o Volta Redonda, gols de Vander e Wanderley, outros dois jogadores contratados para a temporada 2011.

Apesar de já ser um jogo válido pelo Carioca, Flamengo e Volta Redonda teve cara de amistoso. Uns poderão culpar a falta de preparo físico, outros o desentrosamento das equipes, mas o fato é que tanto Flamengo quanto o Voltaço estiveram em marcha lenta, principalmente na 1ª etapa. Do apito inicial até os 30 minutos, a partida careceu de criatividade ofensiva, com as duas equipes encontrando enormes dificuldades para arquitetar boas jogadas. Neste período, apenas dois lances foram dignos de nota, um chute longo do meia Lopes, por parte do Volta Redonda, e outro do rubronegro Renato. Nos últimos 15 minutos da etapa inicial, porém, o Flamengo fertilizou mais os seus ataques, principalmente pelas participações do meia-atacante Vander e do Léo Moura, e conseguiu abrir o placar. O relógio marcava 41 minutos quando Vander recebeu passe de Léo Moura na direita, entortou seu marcador, cruzou a redonda para área e o zagueiro Padovani a desviou para dentro da própria meta.

Após o intervalo, o Volta Redonda começou a colocar as manguinhas de fora e criou três chances de sacudir o filó em menos de 10 minutos, com o lateral-direito Thiago Maciel, o meia Gláuber e o zagueiro Ávalos. Vale dizer que na finalização do Gláuber o goleiro Felipe realizou linda defesa. No entanto, Luxemburgo rapidamente sentiu que o jogo poderia ficar complicado e trocou Fierro e Deivid (difícil saber qual dos dois estava mais apagado em campo) por Marquinhos e Wanderley, buscando aumentar o poder ofensivo da equipe, que apesar da vitória parcial estava devendo. Como uma prova de que está começando a conhecer o elenco rubronegro, Luxemburgo acertou em cheio, pois Marquinhos e Wanderley participaram muito mais do jogo do que os substituídos. Wanderley precisou de apenas três minutos para finalizar pro fundo do gol, de cabeça, uma grande jogada do Léo Moura, que entra ano, sai ano, continua dando aula de como ser lateral-direito. Com a vantagem flamenguista de 2 x 0 no placar, o Volta Redonda praticamente desistiu da partida e o Flamengo, mesmo sem se esforçar, esteve perto de ampliar o escore em três oportunidades, todas finalizadas pelo participativo e incisivo Marquinhos.

Levando em consideração que foi a estréia do Flamengo na competição, seria um exagero cobrar uma atuação melhor da equipe. A tendência é que o Flamengo melhore a cada rodada, tanto pela entrada de Maldonado, Thiago Neves, Ronaldinho e Diego Maurício, quanto pela evolução na forma física dos que estiveram em campo.

JOGADA RÁPIDA!

- Se o fato de Vasco e Resende terem feito uma partida equilibrada em São Januário já seria suficiente para colocar uma pulga atrás das orelhas vascaínas, o resultado final de 1 x 0 para o Resende faz a pulga ser trocada por uma zebra. Uma zebra atrás da orelha pode até parecer complicado, mas complicado mesmo é o Vasco iniciar 2011 com uma atuação tão ruim.

2 comentários:

  1. Flamengo x Volta Redonda. Jogo morno.
    Minhas impressões:


    Pontos positivos: Leo Moura, Vander, Wanderley, Felipe.

    Pontos negativos: Botinudos da zaga (urge alguém com um mínimo de classe), Deivid(lento, não ganha uma de um zagueiro), criatividade no meio de campo (um ou outro lampejo, mas deve melhorar), Willians (chegará o dia em que esse menino acertará 5 passes em seqüência, embora tenha errado menos que o usual).

    Por hoje é isso. Sábado tem pelada??

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo!
    Concordo em gênero, número e grau com os pontos positivos que você destacou, principalmente o Léo Moura, e que o Flamengo necessita de defensores mais consistentes.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir