segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

CAMPEONATO CARIOCA 2011 - TAÇA GUANABARA - 2ª RODADA






RESULTADOS

Grupo A

América 1 x3 Flamengo
Volta Redonda 0 x 1 Boavista
Resende 1 x 1 Americano
Nova Iguaçu 3 x 2 Vasco

Grupo B
Duque de Caxias 4 x 1 Macaé
Madureira 0 x 1 Bangu
Fluminense 6 x 2 Olaria
Cabofriense 0 x 5 Botafogo

Fluminense 6 x 2 Olaria – Engenhão

Com o artilheiro Fred em jornada inspirada, o Fluminense conseguiu transformar uma partida que tinha tudo para ser complicada em uma goleada portentosa e conquistou sua segunda vitória no Cariocão.

Os primeiros 20 minutos de jogo no Engenhão foram de fazer o torcedor não piscar os olhos, com Fluminense e Olaria pulando a parte de estudar o adversário e partindo com tudo em busca da vitória. Aos 11 minutos, Fred, que já havia dado um perigoso arremate longo, recebeu passe de Mariano e com um toque de letra magnífico deixou Marquinho livre, leve e solto para abrir o placar pro Fluzão. O torcedor tricolor ainda comemorava o golaço quando o volante David arrancou pela meiúca e deu bela assistência para Felipe empatar o escore, que 5 minutos mais tarde já apontava 2 x 1 para o Olaria após o meia Renan Silva converter um pênalti cometido pelo Valencia sobre o Ivan. Alguns devem ter achado, e me incluo neste grupo, que a parada técnica ocorrida aos 20 minutos iria diminuir o volume do jogo. Puro engano. O relógio marcava 26 minutos quando Deco deu passe na medida para Fred mostrar todo seu poder de finalização e igualar novamente o marcador. E nem mesmo a substituição do Deco pelo atacante Rodriguinho, aos 29 minutos, por motivo de contusão, esfriou o Fluminense. A prova: em um intervalo menor que 10 minutos, o Flu acertou duas bolas na trave, uma em um cruzamento/chute do Mariano e outra com o Rodriguinho, e ainda sacudiu o véu da noiva aos 42 minutos, com Fred aproveitando bola alçada na área pelo Mariano e completando pro fundo do gol de cabeça. Apesar de todo esforço realizado pelo Olaria nos primeiros 45 minutos, são poucos os times que conseguem segurar o Fred quando ele está com tudo.

Após o intervalo, o equilíbrio, que deu as cartas em boa parte do 1º tempo, sumiu e o Fluminense pouco a pouco construiu sua goleada. Rodriguinho, provando que o Muricy conhece perfeitamente o elenco que possui em mãos, já que acertou em cheio na substituição realizada, chegou às redes duas vezes. Primeiro, com apenas 1 minuto da 2ª etapa, o atacante aproveitou cruzamento de Marquinho para marcar de cabeça e depois, aos 19, quem o assistiu foi o Tartá. O jogo já estava praticamente definido, pois o Olaria, apesar da boa qualidade nos contra-ataques, não apresenta condições técnicas para pressionar o Fluminense e correr atrás de três gols de desvantagem. Desvantagem esta que aumentou aos 37 minutos, após indefensável cobrança de falta de Marquinho. No fim, quase nos acréscimos, o Olaria ainda acertaria o poste do goleiro Ricardo Berna, mas a fatura já estava liquidada.

Se por um lado o torcedor tricolor tem todos os motivos para comemorar o excelente início de ano do Fred, o sistema defensivo da equipe está longe de empolgar. Contra o Bangu, na estréia, a retaguarda do Flu, apesar de não ter sofrido gols, não apresentou um futebol sólido, permitindo à equipe de Moça Bonita diversas oportunidades de gols. Agora, diante do Olaria, a defesa do Flu cometeu erros e permitiu ataques que não condizem com uma equipe que começará a disputar uma Libertadores em menos de um mês. Como o Fluminense não deve contar com reforços para o setor em um período próximo, o Muricy Ramalho precisará trabalhar para arrumar a cozinha tricolor.

JOGADA RÁPIDA!

- Exageros históricos à parte, a equipe do Nova Iguaçu mereceu o apelido de “Carrosel da Baixada” durante os primeiros 20 minutos do duelo contra o Vasco, quando conseguiu colocar 2 x 0 no placar, gols de Alex Moraes e Maycon. Depois, mesmo sem jogar um futebol perto do que pode ser chamado de razoável, o Vasco se aproveitou da vantagem de estar com um homem a mais desde o minuto 37 da 1ª etapa e conseguiu igualar o escore aos 14 minutos do 2º tempo, com Rômulo e Marcel balançando as redes. No entanto, para desespero do torcedor cruzmaltino, Felipe errou feio na saída de bola e o jovem William deu a vitória para o Nova Iguaçu. E o Carlos Alberto ainda saiu de campo contundido e chorando. Parece que a crise vai chegar cedo em São Januário neste ano de 2011.

Um comentário: