sábado, 29 de janeiro de 2011

COPA DA ÁSIA 2011 - FINAL

Japão 1 x 0 Austrália – Estádio Internacional Khalifa, Doha

Em um duelo equilibradíssimo, o Japão bateu a Austrália na prorrogação e se tornou o primeiro Tetracampeão da história da Copa da Ásia.

Somente pelo fato de estarem decidindo a Copa da Ásia 2011, já era possível esperar um confronto muito igual entre Japão e Austrália. Se levarmos em consideranção que os dois são os países afiliados à Federação Asiática mais bem colocados no ranking da FIFA, esta previsão de igualdade se torna ainda mais coerente. No entanto, eu esperava uma partida com maior qualidade técnica e maior diversidade ofensiva, tanto por parte dos japoneses quanto por parte dos australianos. A etapa inicial, por exemplo, foi de uma infertilidade só. Dentre os motivos principais para a falta de poder de ataque participação da dupla de volantes Endo e em ambas as equipes, destaco, pelo lado do Japão, a pouca Hasebe e a enorme falta que fez o contundido Kagawa. Já pela Austrália, apesar da boa presença do lateral-direito Wilkshire em avanços por seu setor, acredito que os meias abertos, Holman e McKay, poderiam ter aparecido mais. O McKay, por exemplo, foi autor de três assistências na goleada diante do Uzbequistão, na fase semi final, mas esteve completamente apagado neste 1º tempo.

Após o intervalo, logo no comecinho do 2º tempo, o Wilkshire deu mostras de que era mesmo a melhor arma da Austrália no jogo e, em mais um avanço pela direita, acertou um cruzamento/chute no travessão japonês. Sempre muito equilibrado, o jogo contava com uma Austrália mais constante no campo ofensivo e o Japão não conseguindo encaixar as jogadas de velocidade, até pela atuação ruim que o meia Honda realizava. A primeira boa trama japonesa na 2ª etapa, surgiu aos 20 minutos, quando o Nagatomo arrancou pela esquerda e colocou a pelota na cabeça do Okasaki, que a desviou e tirou tinta da trave. A resposta australiana não tardou, e Kewell, após falha bisonha do zagueiro Iwamasa, teve uma grande chance em seus pés, arrematando em cima do goleiro Kawashima. Após este lance do Kewell, que ocorreu quando o relógio marcava 26 minutos, as oportunidades de gols sumiram novamente, até pelo medo que as equipes tinham de sofrer um gol que poderia ser irreversível, já que a 2ª etapa chegava ao seu fim. Sendo assim, o Japão nada mais fez, a Austrália construiu um bom lance finalizado sem sucesso pelo lateral-esquerdo Carney e a final foi mesmo para a prorrogação.

A 1ª etapa da prorrogação caminhava no mesmo ritmo dos 90 minutos regulamentares quando, de súbito, quatro chances de balançar as redes foram criadas em um intervalo de três minutos. Pela Austrália, o McKay enfim apareceu na partida e iniciou uma jogada finalizada pelo Emerton e mandou um chute longo perigoso. E entre estes dois lances a Austrália teve a sua melhor oportunidade na partida, em cruzamento do Emerton que o Kruse cabeceou para sensacional defesa do Kawashima. Durante este bombardeio australiano, o Japão conseguiu escapar em velocidade com o Honda, que arrematou de longe e assustou o goleiro Schwarzer.

Apesar da pressão realizada pela Austrália nos minutos finais do 1º tempo da prorrogação, estava muito difícil cravar quem seria o Campeão, e o contra-ataque puxado pelo Honda mostrou que o jogo estava mesmo indefinido. Bastou começar a 2º etapa do tempo extra, porém, para o Japão colocar a mão na taça. Logo aos 4 minutos o Nagatomo avançou pela esquerda e cruzou para o centroavante Lee que livre, leve e solto mandou, com rara beleza, a bola pro fundo do gol. Golaçoaçoaço! Como a Austrália não encontrou forças para reagir e buscar o empate, o gol do Lee, que veio do banco de reservas já na prorrogação, ficará para a história como o gol do título japonês. Ou melhor, o gol do Tetracampeonato.

PARABÉNS, JAPÃO!

2 comentários:

  1. What a data of un-ambiguity and preserveness of precious know-how concerning unexpected feelings.


    my homepage; wiki.proofpass.com

    ResponderExcluir
  2. What a data of un-ambiguity and preserveness of precious know-how concerning unexpected
    feelings.

    My web-site: wiki.proofpass.com

    ResponderExcluir