sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

COPA DA ÁSIA 2011 - PRÉVIA DA FINAL JAPÃO X AUSTRÁLIA

Olá amigos do FUTEBOLA!

Neste próximo sábado Japão e Austrália irão decidir a Copa da Ásia em um duelo que promete ser muito interessante. Ao lado da Seleção Sul-Coreana, eliminada na fase semi final pelo Japão na disputa por pênaltis e que terminou o torneio em 3º lugar, não tenho dúvidas em dizer que japoneses e australianos são, atualmente, as maiores potências do futebol asiático. Não custa nada lembrar, mas se alguém está estranhando a Austrália disputar a Copa da Ásia, este foi um pedido dos próprios australianos para poderem evoluir, já que o futebol ainda engatinha na Oceania. Vamos, então, analisar os finalistas da Copa da Ásia 2011.

JAPÃO

PONTO POSITIVO: De todas as Seleções presentes nesta Copa da Ásia, a Japonesa é a que apresenta mentalidade mais ofensiva. Na própria Copa do Mundo de 2010 foi possível perceber que os japoneses não entravam em campo pensando apenas em se defender. E mais, além de valorizarem mais o ataque do que a defesa, os japoneses sabem o que fazer quando possuem a redonda nos pés. O quarteto ofensivo formado pelo centroavante Maeda e os meias Kagawa, Honda e Okasaki apresenta um futebol bastante incisivo e que incomoda muito a retaguarda rival. No entanto, o ponto forte desta ofensividade japonesa se encontra nos volantes Endo e Hasebe, que são jogadores com notável qualidade na troca de passes e dão bastante consistência para as tramas ofensivas da equipe.

TODO CUIDADO É POUCO: Assim como toda moeda tem dois lados, o que o Japão possui de dinâmica ofensiva possui também, na mesma intensidade, de fragilidade defensiva. Em termos táticos, físicos e técnicos, a linha de quatro defensores japonesa precisa evoluir bastante para ser considerada segura. Como também está longe de ser seguro o goleiro Kawashima. Um dado para exemplificarmos a falta de solidez da retaguarda japonesa: Enquanto nos dois duelos da fase final o Japão sofreu um total de quatro gols, dois do Qatar e dois da Coréia do Sul, a Austrália passou por Iraque e Uzbequistão sem sofrer sequer um golzinho.

COMO ATUA: A Seleção Japonesa está organizada no que eu gosto de chamar de “esquema da moda”, ou seja, o 4-2-3-1. Á frente do goleiro Kawashima o Japão possui sua linha de quatro defensores formada pelo lateral-direito Ushida, os zagueiros Yoshida e Konno e o lateral-esquerdo Nagatomo. No setor de meio-campo está a dupla de volantes formada por Endo e Hasebe e, mais à frente, os meias Okasaki, Honda e Kagawa, assim dispostos da direita para a esquerda. Como único atacante, mas nem por isso isolado, já que os meias se aproximam bem dele, encontra-se o centroavante Maeda.

AUSTRÁLIA

PONTO POSITIVO: Diferente de seu rival nesta decisão, a Austrália apresenta uma equipe bem mais equilibrada, com os três setores, defesa, meio-campo e ataque, bem qualificados. Os 13 gols marcados e apenas um sofrido nos cinco jogos disputados até o momento, o que confere uma média de 2,6 gols feitos por jogo e 0,2 gol sofrido/jogo, são um importante indicador deste equilíbrio que possui a Seleção Australiana. E além de estar apoiada nesta segurança defensiva fornecida por duas linhas de quatro marcadores e na badalada dupla de ataque formada por Kewell e Cahill, a Austrália também possui a experiência de seus jogadores como ponto forte. Schwarzer, Neill, Wilkshire, Emerton, Cahill e Kewell, só para citar os jogadores que participaram da semi final contra o Uzbequistão, disputaram as Copas do Mundo de 2006 e 2010.

TODO CUIDADO É POUCO: Apesar de contar com bons números ofensivos e com uma destacada dupla de frente, a Austrália é daquelas Seleções que preferem esperar o surgimento espaços antes de atacar. Até mesmo na acachapante goleada por 6 x 0 sobre o Uzbequistão, na fase semi final, os australianos adotaram esta postura, como mostra a sua posse de bola de aproximadamente 40% neste duelo. Chamar o adversário para o jogo, roubar-lhe a pelota e sair com velocidade para o ataque é uma tática que pode dar certo, como vem dando até o momento para a Austrália. No entanto, o Japão possui uma força ofensiva maior do que qualquer adversário que os australianos já enfrentaram no torneio e não seria muito aconselhável deixá-lo criar raízes no campo de ataque.

COMO ATUA: A Seleção Autraliana atua no mais do que tradicional 4-4-2 da escola inglesa. O goleiro Schwarzer é protegido por uma linha formada por Wilkshire, Neill, Ognenovski e Carney, da direita para a esquerda. A linha de meio-campistas conta com Jedinak e Valeri centralizados, Holman aberto pela direita e McKay pela esquerda. Na frente, formando o ataque, a dupla Kewell e Cahill.

3 comentários:

  1. Otimo blog!!!

    Adorei o texto hehehe

    parabens pelo bom trabalho

    http://futebolememoria.wordpress.com/2011/02/03/e-a-copa-da-asia-parte-23/

    ResponderExcluir
  2. Spot on with this write-up, I truly feel this amazing site
    needs much more attention. I'll probably be back again to see more, thanks for the info!

    Also visit my website ford ranger

    ResponderExcluir
  3. Hey! This is my first comment here so I just wanted to
    give a quick shout out and say I really enjoy reading through your blog posts.

    Can you suggest any other blogs/websites/forums that cover
    the same subjects? Appreciate it!

    Also visit my webpage: Click Link

    ResponderExcluir