segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

FLAMENGO - CAMPEÃO DA COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR DE 1990


Em pé: Fábio Augusto, Piá, Edmílson, Júnior Baiano, Mário Carlos e Adriano. Agachados: Rodrigo, Luis Antônio, Djalminha, Fabinho e Nélio.
Nota: Marquinhos, Marcelinho Carioca e Paulo Nunes participaram da campanha rubronegra, mas não estão nesta foto pois foram convocados, antes da final, para a Seleção Brasileira sub-20.


Junior Baiano, Rogério, Piá, Djalminha, Paulo Nunes, Fabinho, Nélio, Marquinhos, Luís Antônio, Marcelinho Carioca e Adriano. Quando começo a contar uma história por estes 11 jogadores, muitos terão em sua cabeça a imagem do Flamengo Campeão Brasileiro de 1992. Porém, a homenagem hoje será para uma outra importante conquista do Rubronegro da Gávea: a Copa São Paulo de Futebol Júnior de 1990.

Muitos dos que acompanham o futebol brasileiro insistem na tese de que o melhor caminho para se formar uma grande equipe é investir nas divisões de base. Para estes, poucos argumentos são mais consistentes do que o Flamengo Campeão da Copinha em 1990. Repetindo o número citado anteriormente, até porque por ser tão expressivo ele merece ser repetido, nada menos do que 11 dos garotos que levantaram o caneco da mais renomada competição brasileira de futebol junior conquistariam, dois anos depois, o Brasileirão pelo Flamengo. É claro que uma equipe Campeã Brasileira não se forma só de garotos, daí as essenciais presenças do goleirão Gilmar Rinaldi, do “Xerife” Wilson Gottardo, do Charles Guerreiro, do “Vovô Garoto” Júnior, do implacável Uidemar e do centroavante Gaúcho no Mengão de 1992. No entanto, a geração surgida na Copinha de 1990 foi utilizada com tanta sabedoria pelo treinador Carlinhos que sua importância para a conquista é inegável. Mas como eu havia prometido, hoje não é dia de falar do Brasileirão de 1992, e sim da Copinha de 1990.

Na 1ª fase da competição, que contava com seis grupos de seis clubes cada, o Flamengo caiu no grupo C. Teoricamente o adversário mais forte do Fla era o Santos, mas o “Peixe” não chegou nem a se classificar para a fase seguinte. Apesar de ter se classificado como segundo do grupo, atrás do Botafogo de Ribeirão Preto, o Flamengo passou invicto por esta fase. Eis os resultados:

Botafogo-SP 1-1 Flamengo
Flamengo 1-0 Nacional-SP
Flamengo 2-0 Central Brasileira-SP
Criciúma 1-2 Flamengo
Santos 0-0 Flamengo (vitória do Fla nos pênaltis por 5 x 4)

Nos dois jogos seguintes, o Flamengo bateu o Tuna Luso-PA por 3 x 1 e a Portuguesa nos pênaltis por 4 x 1, após empatar no tempo normal por 1 x 1. Com estes resultados, o Flamengo garantiu a classificação para a fase que, como alguns gostam de dizer, só tem briga de cachorro grande. Era a chamada quarta fase da Copinha, que contava com dois grupos de três equipes cada, sendo que os dois primeiros de cada grupo se classificavam para a semi final e o Fla estava no Grupo Amarelo, pelo qual começou perdendo para o Juventus-SP por 2 x 1. O “Moleque Travesso” não perdia por esperar. Na partida seguinte, Flamengo e Corinthians, que também perdera para o Juventus, disputavam a vaga, no duelo que prometia ser o mais difícil até aquele momento para o Mengão. Apenas prometia, pois o jogo foi um verdadeiro show rubronegro e terminou com uma incrível goleada de 7 x 1.

Veio o Internacional na fase semi final e mais uma vitória com a marca de um Campeão, 3 x 0 para o Fla. A decisão seria contra o Juventus, único time que havia derrotado o Flamengo no torneio. Além deste fato, de enfrentar uma equipe para a qual perdera poucos dias antes, o Flamengo não poderia contar com Marquinhos, Marcelinho Carioca e Paulo Nunes para a finalíssima, pois o trio estaria defendendo a Seleção Brasileira sub-20. Mas o Mengão superou as ausências e a derrota anterior e conquistou o caneco com uma vitória por 1 x 0, gol do zagueirão Junior Baiano.

4 comentários:

  1. Caraca... E esses caras foram campeões brasileiros... HAhahah! Claro que teve o Maestro, mas...

    ResponderExcluir
  2. Olá Diano, a parceria está aceite e o teu blog linkado no meu. Espero que faças o mesmo. Abraço

    ResponderExcluir
  3. campeão 2011, possivelmente base da seleção de 2014 e quem sabe mais um titulopara o mengão daqui 2 anos (o oitavo titulo brasileiro porque o 7 ja tem pai: R10). Estamos assistindo a historia sendo escrita hoje!

    ResponderExcluir
  4. parceiro so faltou quem marcou so gols do fla em cada jogo pesuisa ai e coloca pra naçao ver e curtir um abraço

    ResponderExcluir