segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

GUIA FUTEBOLA CAMPEONATO CARIOCA 2011 - PARTE 1

Olá amigos do FUTEBOLA!

Esta semana começará o Campeonato Carioca 2011. Sou suspeito para elogiar este torneio pois sou um verdadeiro louco pelas histórias que o Cariocão já proporcionou. Quando surgem aqueles debates sobre o fim dos Estaduais sou sempre o primeiro a levantar a voz para defendê-los. Apesar de ter algumas ressalvas em relação aos Cariocas mais recentes, principalmente quando o assunto é o elevado número de 16 clubes, não consigo imaginar o que seria do futebol no Rio Janeiro sem o Campeonato Carioca. E, amigos, este Cariocão de 2011 promete muito. Em uma análise geral, faz tempo que os quatro grandes clubes do Rio não se mostravam tão fortes como neste ano que se inicia. O carisma e qualidade dos craques que irão desfilar pelos gramados cariocas são tão elevadas que até apagam um pouco a tristeza pela ausência do Maracanã. Conca, Emerson, Deco, Fred, Ronaldinho Gaúcho, Thiago Neves, Léo Moura, Loco Abreu, Maicosuel, Carlos Alberto, Felipe... Com craques deste quilate, lugar de torcedor é nas arquibancadas.

Hoje o blog está apresentando a primeira parte do GUIA FUTEBOLA CAMPEONATO CARIOCA 2011, que irá analisar os clubes que estão no Grupo A do torneio. Não deixem de ler, amanhã, a segunda parte do guia, que irá contar tudo sobre o Grupo B. Então, vamos ao que interessa!


FLAMENGO

ALEGRIA DA GALERA!

- Todos nós já estamos cansados de saber que futebol não se analisa pelo papel. No entanto, como não acreditar que uma dupla de meio-campo formada por Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves vá encher o torcedor rubronegro de alegria? E pelo pouco que deu para observar da postura dos dois até o momento, me parece que ambos estão loucos para escrever o nome na história do Mengão e mostrar ao Mano Menezes que a criatividade da Seleção Brasileira não precisa estar presente só em Neymar e Ganso. E mais! Se somarmos à qualidade ofensiva destes dois os avanços do Léo Moura e os passes do Renato Abreu, o Flamengo apresentará um baita repertório ofensivo. Sorte dos atacantes Deivid e Diego Maurício. E, claro, do torcedor rubronegro.

- O elenco que o Flamengo possui atualmente pode até não ser, e realmente não é, a 7ª maravilha do mundo. No entanto, a mescla entre jogadores experientes e jovens cheios de gás pode dar uma liga e tanto. Ronaldo Angelim, Léo Moura, Maldonado, Renato Abreu, Deivid e o próprio Ronaldinho são jogadores que já conhecem os atalhos do futebol e ainda possuem condições de atuar em alto nível, mesmo que o Ronaldo Angelim não seja mais aquele zagueiro constante de outros tempos e o Deivid ainda esteja devendo com a camisa rubronegra. Ao lado destes “bons velhinhos”, jovens como Welington, Marquinhos, Vander, Diego Maurício e até mesmo os garotos que estão se destacando nas divisões de base, casos do Romário, do Adryan, do Negueba, entre outros, podem evoluir bastante. O chef Vanderlei Luxemburgo tem tudo para conseguir deixar esta mistura no ponto.

A PULGA ATRÁS DA ORELHA

- Como citei poucas linhas acima, Ronaldo Angelim não possui mais aquele futebol de alguns anos atrás. E, a meu ver, os defensores presentes no elenco do Flamengo não contam com a qualidade suficiente para deixar a equipe com um sistema defensivo seguro. Welington, David Braz e Jean são jogadores que podem fazer parte do elenco rubronegro, porém o Flamengo precisa de no mínimo um zagueiro que chegue para fornecer a autoridade defensiva que a equipe necessita e estes citados acima não possuem. Ainda na defesa, o lateral-esquerdo Egídio também se encontra na mesma situação, ou seja, pode brigar para fazer parte do elenco do Fla, mas não parecer ter condições de assumir a titularidade absoluta da equipe. A primeira prova de que o torcedor rubronegro deve sofrer bastante se o sistema defensivo da equipe não for reforçado foi dada na vitória sobre o América-MG por 2 x 1, quando o Flamengo sofreu um gol, marcado de cabeça pelo zagueiro americano Gabriel, que uma defesa sólida não deveria sofrer.

SE EU FOSSE O LUXEMBURGO...



VASCO

ALEGRIA DA GALERA!

- O Vasco inicia esta temporada com uma retaguarda que merece ser destacada. Fernando Prass, Fagner, Dedé, Anderson Martins e Ramon são jogadores que podem render muito neste ano de 2011. Se Anderson Martins é o que produz o maior desconfiança dentre os que formam a defesa vascaína, a boa atuação e o gol marcado no amistoso contra o Cerro Porteño serviram para começar a colocar o zagueiro no gosto da torcida. Falando em gosto da torcida, Dedé conseguiu se transformar, após a excelente temporada 2010, em um ídolo dos vascaínos. Caso repita em 2011 o futebol do último ano, se colocará entre os melhores do país na posição. Fagner e Ramon formam uma dupla de laterais de boa qualidade ofensiva e, se o treinador PC Gusmão tomar as devidas precauções com os avanços de ambos, eles podem se tornar armas muito importantes para a equipe. Por fim tem o goleiro Fernando Prass, que fornece toda a segurança necessária para os jogadores que compõem o sistema defensivo cruzmaltino trabalharem com tranquilidade.

- No futebol é muito questionável a utilização do condicional “se”. Contudo, o “se” está na boca do torcedor vascaíno neste princípio de ano. Se o Carlos Alberto se livrar das lesões, se o Felipe encontrar a forma física ideal, se o Zé Roberto não for negociado com o Internacional e se o Éder Luís repetir a ótima temporada 2010, o Vasco contará com jogadores de grande qualidade ofensiva. E, amigos, convenhamos que não é nada impossível as condicionais acima se tornarem verdadeiras. Com esforço da diretoria, principalmente em relação ao problema dos salários, e dos jogadores, que precisam se dedicar com maior intensidade nos treinamentos, o Vasco deverá ter um 2011 bem melhor do que o apenas mediano 2010.

PULGA ATRÁS DA ORELHA

- O principal problema do Vasco para o Campeonato Carioca e também a Copa do Brasil é a falta de peças de reposição no elenco. Se nas posições de zagueiro e volante, Fernando, Cesinha, Nilton e Felippe Bastos até podem quebrar o galho quando os titulares não atuarem, nas laterais e no setor ofensivo o problema é enorme. Irrazábal e Márcio Careca, respectivos reservas de Fagner e Ramon, não apresentam a qualidade necessária para manter o nível dos titulares. Na linha de frente o problema é ainda maior. Para se ter uma idéia, o único jogador no elenco vascaíno com características de centroavante é o Marcel, que não apresentou, em seus últimos anos, futebol para ser o homem-referência do ataque vascaíno. Devido a esta carência de centroavantes (o Misael, que chegou do Ceará e se apresenta como uma boa aposta, é segundo atacante), é provável que o Carlos Alberto seja escalado algumas vezes como homem mais adiantado da equipe, posição que não é a de sua preferência.

SE EU FOSSE O PC...
Nota: Como a situação do Zé Roberto ainda está indefinida, preferi escalar a equipe vascaína sem a presença do meia-atacante.

AMÉRICA

Se depender da dupla que comanda o futebol do clube, o América vai longe. Gilson Gênio, um dos grandes craques que já vestiram a camisa vermelha do Ameriquinha, tem a função de ser o treinador da equipe, enquanto o cargo de diretor técnico é exercido por Edu, nada menos que o maior jogador da história do clube. Já dentro de campo, o que não falta ao América é DNA de craque. Na lateral-direita está Josimar Junior, filho do ex-lateral Josimar, autor de um dos gols mais bonitos da história da Copa do Mundo quando vestia a camisa da Seleção Brasileira em 1986. Com a missão de organizar as jogadas ofensivas da equipe vermelha está Thiago Coimbra, filho de Zico e sobrinho de Edu. Já no ataque, Felipe Adão, filho de Cláudio Adão, tem a responsabilidade de marcar os gols que podem fazer o América surpreender os favoritos. Se depender de personagens históricos e da árvore genealógica dos jogadores, este América vai longe.

AMERICANO

A última vez que o Americano conseguiu um papel destacado no Cariocão foi em 2006, ano que terminou na 4ª colocação. Desde então, a equipe de Campos vem brigando sempre na rabeira da tabela. Para 2011, o volante Índio, que já tem bastante tempo de casa, tentará comandar seus companheiros rumo a uma campanha melhor, apesar dos baixos investimentos no elenco. O destaque em termos de contratações ficou por parte da dupla Catatau e Felipe, que veio do América do Amazonas, clube que terminou a última Série D do Brasileirão em 2º lugar e se classificou para a Série C deste ano.

BOA VISTA

Apesar de não ter tido sucesso na contratação do atacante italiano Vieri, que diga-se de passagem seria excelente não só para o clube mas também para o Campeonato Carioca, o Boa Vista não estará a pesseio no Cariocão. Defensivamente a equipe conta com o experiente goleiro Sílvio Luís, ex-Vasco e São Caetano, além do zagueiro Santiago e do volante Ricardo Lopes, jogadores com algumas qualidades defensivas. Já no ataque, o clube de Bacaxá possui o rodado centroavante argentino Frontini e uma dupla de meias formada pelo ex-flamenguista Erick Flores e pelo Leandro Chaves, que já apresentou bom futebol atuando pelo América e pelo Duque de Caxias.

NOVA IGUAÇU

As principais armas do Nova Iguaçu para fazer um bom trabalho no Carioca não vestem chuteiras, caneleiras e uniformes. Uma delas é o treinador Josué Teixeira, que foi um dos grandes responsáveis por trazer o Nova Iguaçu de volta para a 1ª Divisão e é idolatrado no clube. O outro trunfo é o Estádio Jânio de Moraes, o Laranjão, que será utilizado nos duelos contra os outros clubes pequenos. Se o treinador Josué Teixeira repetir o bom trabalho de 2010 e a equipe fizer o dever de casa, o Nova Iguaçu poderá conseguir seu objetivo principal de permanecer na elite do Rio de Janeiro.

RESENDE

Será bastante difícil o Resende conseguir façanha semelhante à de 2009, quando se sagrou vice-campeão da Taça Guanabara. As esperanças da equipe estão depositadas nos atacantes Alexsandro, grande ídolo da torcida, e o jovem Peixoto, que chamou a atenção do clube pelos gols marcados quando atuava nos juniores do Central de Caruaru. No comando da equipe, o treinador Paulo Campos, que foi auxiliar do Vanderlei Luxemburgo no Real Madrid, busca seu espaço no cenário brasileiro.

VOLTA REDONDA

O que não falta ao Volta Redonda é jogador conhecido do torcedor brasileiro. Desde a defesa, que conta com o veterano Ávalos, até o atacante Jean, ex-Fla, Flu e Vasco, passando pelos centro-campistas Radamés, Jonílson e Lopes, o Volta Redonda possui uma equipe que pode render bons frutos neste Carioca. É claro que não é esperado que o clube repita a campanha de 2005, quando chegou ao vice-campeonato, mas se estes jogadores se entenderem em campo e com o treinador Márcio Bittencourt, o Voltaço tem tudo para conseguir uma posição melhor do que no ano passado, quando terminou a competição apenas em 10º lugar.

Um comentário:

  1. Quero ver o que vc vai falar do Fluminense.. huauhahuahuau passo aqui amanhã, lek.. tá escrevendo cada vez melhor.. abraço \o

    ResponderExcluir