terça-feira, 18 de janeiro de 2011

GUIA FUTEBOLA CAMPEONATO CARIOCA 2011 - PARTE 2

Olá amigos do FUTEBOLA!

Hoje, nesta 2ª parte do GUIA FUTEBOLA CAMPEONATO CARIOCA 2011, o blog estará apresentando as análises sobre as equipes do Grupo B do Campeoanto Carioca. Se você ainda não leu sobre as equipes do Grupo A, não deixe de ver a 1ª parte do guia. Vamos ao Grupo B!






FLUMINENSE

ALEGRIA DA GALERA!

- Encontrar elogios para a equipe que conquistou o Brasileirão há menos de 2 meses é uma tarefa fácil. E se esta equipe contar com um quarteto formado por Conca, Deco, Fred e Emerson, os elogios devem ser multiplicados. Amigos, são poucas as equipes no mundo, isso mesmo, no mundo, que possuem tanta qualidade ofensiva quanto este Fluminense 2011. Em 2010, por motivos de contusões, este promissor quarteto praticamente não atuou junto, fato que se repetirá neste início de temporada, devido à recuperação do argentino Conca. No entanto, para a metade final do Cariocão e para a Libertadores, este quarteto tem tudo para fazer o Fluzão ser novamente chamado de “Máquina Tricolor”.

- Para conquistar o Campeonato Brasileiro em 2010, o Fluminense precisou provar que tinha um forte elenco, afinal os problemas médicos acompanharam a equipe durante toda a competição. Se o Muricy Ramalho tivesse apenas 11 grandes jogadores no elenco, provavelmente o torcedor tricolor não estaria comemorando a conquista nacional neste momento. E para este ano de 2011, o elenco do Flu está ainda mais forte. Das contratações realizadas pelo clube, apenas o goleiro Diego Cavalieri, que caso repita as atuações da época de Palmeiras pode brigar até por vaga na Seleção Brasileira, chega para ser titular. Os outros jogadores chegam para dar ao Muricy um maior número de alternativas para a disputa de torneios paralelos, já que a Libertadores ocorrerá simultaneamente ao Carioca e, depois, ao Brasileiro. No entanto, as chegadas do polivalente Souza, do marcador Edinho e do impetuoso Araújo reforçam ainda mais o vitorioso Flu-2010.

A PULGA ATRÁS DA ORELHA

- Seria uma enorme incoerência criticar o sistema defensivo tricolor, que foi, simplesmente, o melhor do último Brasileirão, com uma média de menos de um gol sofrido por partida (36 gols sofridos em 38 jogos). No entanto, o sistema defensivo não é só formado pela dupla, ou trio, de zagueiros. Para falar a verdade, no futebol atual, um sistema defensivo sólido depende até do trabalho dos atacantes. Se concordo em gênero, número e grau com a opinião de que o Flu tem um forte sistema defensivo, até porque esta é a especialidade do Muricy Ramalho, isso não me impede de acreditar que a equipe tricolor precise de zagueiros de maior solidez. Leandro Euzébio e Gum são jogadores que possuem algumas qualidades defensivas, porém, a meu ver, o Fluminense precisa de zagueiros do nível de um Miranda ou um Lugano, só para ficar em dois que, de acordo com a imprensa, estiveram nos planos do Clube das Laranjeiras. Se possui jogadores de nível de Seleção Brasileira no gol, na lateral, no meio-campo e no ataque, o Flu deveria pensar grande também na defesa.


SE EU FOSSE O MURICY...



Nota: Conca está ausente desta formação pois se encontra contundido.

BOTAFOGO

ALEGRIA DA GALERA!

- Se não realizou nenhuma contratação estelar, o treinador Joel Santana terá três bons novos nomes em sem elenco para 2011. Depois de aparecer com boas atuações pelo Atlético Paranaense, o jovem lateral-esquerdo Márcio Azevedo parece ter potencial para se firmar em uma posição que atualmente está carente de destaques no futebol brasileiro. Outro nome que acaba de chegar ao Fogão é Arévalo Ríos, volante uruguaio. Me recordo claramente de durante a última Copa do Mundo dizer para os meus amigos que “algum clube brasileiro precisava buscar este volante carequinha no Peñarol”. O raçudo Arévalo Ríos tem tudo para cair no gosto do torcedor botafoguense, assim como seu compatriota Loco Abreu e como o Leandro Guerreiro, antigo símbolo de força de vontade. O terceiro nome que chega ao Botafogo e que tem tudo para bater um bolão é o meia Éverton, que em 2009 realizou um excelente Brasileirão pelo Flamengo. Se conseguir repetir as atuaçãos dos tempos de Flamengo, Éverton formará com Maicosuel, quando este voltar de contusão, uma ótima dupla de armadores.

- Se existe alguém que conhece todos os atalhos do Campeonato Carioca, este é Joel Santana. O atual comandante do Botafogo já conquistou nada menos do que 8 títulos do torneio, sendo o último deles com o próprio Fogão, no ano passado. Com um elenco mais forte do que o que conquistou o último Estadual, principalmente se o Maicosuel conseguir retornar bem da sua séria contusão, Joel Santana é, sem dúvida, o melhor nome para liderar o Fogão à conquista do Bicampeonato, feito que não ocorre há mais de 20 anos, quando o clube conquistou os títulos de 1989 e 1990.

A PULGA ATRÁS DA ORELHA

- O Botafogo foi, ao lado de Flamengo e Ceará, o clube que mais empatou no Brasileirão 2010, fato que foi decisivo para o clube não ter conquistado a vaga para a Libertadores deste ano. É unanimidade entre os torcedores alvinegros que o Botafogo-2011 precisa deixar os empates de lado e partir em busca das vitórias. No entanto, uma dúvida pipoca na cabeça destes mesmos torcedores: com a contusão do Maicosuel e as saídas de Jóbson e Edno, será que a equipe conseguirá apresentar um maior ímpeto ofensivo do que a do Brasileiro? Um pontapé inicial para esta evolução ofensiva seria o “Papai” Joel dar ao Bota uma maior variedade ofensiva, pois a equipe não pode ficar vivendo somente dos gols de cabeça do Loco Abreu e dos zagueiros.


SE EU FOSSE O JOEL...


Nota: Maicosuel e Fábio Ferreira estão ausentes do esquema por motivos de contusão.

BANGU

Para fazer bonito não só no Cariocão, mas também na Copa do Brasil, o Bangu conta com um elenco pra lá de experiente. O lateral-direito China (30 anos), o zagueiro Asprilla (29 anos), o volante Marcão (38 anos), o meia Tiano (33 anos) e o atacante Charles Chad ( 29 anos) formam a já rodada espinha da equipe alvirubra. Contudo, não é só de veteranos que vive o Bangu, afinal o retorno do atacante Somália, que realizou um bom Cariocão 2010 pelo clube, torna o sistema ofensivo da equipe mais perigoso.

CABOFRIENSE

Depois de conquistar a Segundona em 2010, a Cabofriense entra no Cariocão 2011 com o objetivo de se manter na elite. O experiente treinador Luís Antônio Zaluar, que fez grande parte da carreira no Oriente Médio, terá em mãos um elenco modesto, onde o jogador mais conhecido é o lateral-direito Schneider, vice-campeão carioca em 2005 pelo Volta Redonda.

MACAÉ

É acreditando na base que realizou boa campanha na Série C do Brasileirão em 2010 e quase subiu para a Segundona Nacional que o Macaé espera surpreender neste Cariocão. E para animar ainda mais os torcedores do clube, o Estádio Cláudio Moacyr, o Moacyrzão, será, enfim, a casa do Macaé no torneio. Se os reforços ofensivos Luís Mário, que já atuou por Corinthians, Grêmio e Botafogo, e Vítor Saba, jovem de 19 anos emprestado pelo Flamengo, se encaixarem bem na equipe, o Macaé pode dar bastante trabalho aos quatro grandes.

MADUREIRA

Se somarmos a idade dos quatro atacantes presentes no elenco do Madureira, teremos nada menos do que 133 anos. Marcelo Ramos, grande goleador com passagens destacadas por Cruzeiro e Bahia, Edivaldo, ex-Botafogo e que no ano passado estava em boa forma pelo Macaé, Adriano Magrão, Campeão da Copa do Brasil pelo Fluminense em 2007, e Maciel, que traz a experiência de ter atuado no futebol europeu, são os quatro atacantes que o já conhecido técnico Antônio Carlos Roy possui em mãos. Junte a estes veteranos a base da equipe que no ano passado conseguiu o acesso para a Série C do Brasileirão e teremos um Madureira que pode realizar um bom Cariocão.

DUQUE DE CAXIAS

Único time do Rio de Janeiro na Série B do Brasileirão, o Duque de Caxias espera provar neste Carioca 2011 que está realmente em um nível superior às outras equipes consideradas pequenas e, se possível, surpreender os favoritos. Para esta tarefa, a equipe conta com jogadores conhecidíssimos do público carioca. São eles: o vigoroso zagueiro Fábio Braz, o lateral-esquerdo Jorginho Paulista, que já foi um dos destaques da posição no futebol brasileiro, o volante Lenon, ex-flamengo e o atacante Somália, que já é um verdadeiro ídolo no clube. O elenco ainda conta com jovens emprestados pelo Botafogo,como Rodrigo Dantas, Alex Lopes, Felipe Lima e Jougle, além do ex-são paulino Lenílson, que espera se destacar em seu primeiro Cariocão.

OLARIA

Depois de conseguir resultados surpreendentes no último Carioca (vitória de 1 x 0 sobre o Vasco e empates em 3 x 3 com o Flamengo e 0 x 0 com o Fluminense), o Olaria espera pelo menos repetir a campanha de 2010. E no ritmo do último Brasileirão, no qual os argentinos tiveram grande destaque, o Olaria conta com dois hermanos em seu elenco, Gonzalo Gil e Nicolas.

Um comentário:

  1. éééé.. bem verdade isso que vc disse sobre o fluminense.. uma tragédia huahuahuau abraço

    ResponderExcluir