quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

PAPO CABEÇA - A NOVELA RONALDINHO GAÚCHO

Na tarde desta quinta-feira, no Hotel Copacabana Palace, o futebol brasileiro acompanhou mais um capítulo da interminável novela “Ronaldinho Gaúcho”.

Para ficarmos só nos capítulos ocorridos no recém chegado ano de 2011, a novela RG já contou com mais reviravoltas do que aquelas antigas novelas mexicanas que passavam no SBT. Em menos de uma semana, Ronaldinho já esteve muito próximo e muito distante do Flamengo, do Grêmio e do Palmeiras, os três maiores pretendentes ao futebol do craque. Se um dia o coração tricolor colocava RG no Grêmio, no outro a proposta finaceira gaúcha parecia não agradar. Se uma hora o Palmeiras realiza uma “proposta maravilhosa” – termo que circulou na imprensa – horas depois a cidade de São Paulo é o grande empecilho para RG atuar no Verdão. Se por um momento a torcida do Flamengo e a cidade do Rio de Janeiro parecem ser o maior sonho de Ronaldinho, antes de o sol se pôr o “Dentuço” parece mais longe da Gávea.

Não restam dúvidas que a grande mídia está se deliciando com esta novela. Os jornais estão vendendo como água de coco na praia de Ipanema e os programas esportivos estão com índices de audiência lá no topo. Querem um exemplo? Nesta mesma tarde de quinta-feira, um grande amigo meu me ligou e disse que, do trabalho, estava acompanhando a coletiva do Ronaldinho pela internet. Amigos, não é qualquer jogador que causa este turbilhão no futebol brasileiro e, em minha opinião, Flamengo, Grêmio e Palmeiras estão corretos na busca por este gênio da bola. No entanto, tenho um porém em relação a este leilão do qual estes clubes estão participando. Vou lhes explicar. Em 2010 o Flamengo realizou uma campanha pífia no Brasileirão, brigando praticamente todo o torneio contra o rebaixamento, e todos que acompanham o futebol sabem que o Rubronegro precisa de reforços para 2011. No entanto, até o momento, o Flamengo trouxe o goleiro Felipe e os meias Bottinelli e Vander, ou seja, um goleiro que promete resolver o problema da posição e mais mais duas apostas. Ainda acredito ser pouco para uma equipe que realizou um ano de 2010 abaixo da crítica.

Falando em 2010 abaixo da crítica, o Palmeiras, apesar de não ter brigado pelo rebaixamento no Brasileirão, também realizou uma temporada para ser esquecida. E sabem quantos jogadores o Verdão buscou, até o momento, para tentar melhor sorte em 2011? Nenhum. Isso mesmo, o Palmeira ainda não contratou nenhum jogador para esta temporada. Já o Grêmio, diferente de Flamengo e Palmeiras, realizou ótima campanha no Brasileiro, principalmente no 2º turno, e a sua diretoria pode trabalhar com mais calma em 2011. Contudo, como o Tricolor Gaúcho vai disputar a Libertadores neste ano, creio que apenas a contratação do atacante Lins, ex-Criciúma, seja muito pouco para o treinador Renato Gaúcho montar uma equipe que possa conquistar o Tri Continental.

Como o Ronaldinho Gaúcho não vai se dividir em três, dois clubes dentre Flamengo, Palmeiras e Grêmio terão um final triste na novela. E existe até a possibilidade de todos os três clubes terminarem a novela chorando. Sendo assim, acredito que as respectivas diretorias deveriam se preocupar um pouco mais com a totalidade do elenco, e não somente em trazer o ex-melhor do mundo.

3 comentários:

  1. Concordo plenamente.

    ResponderExcluir
  2. Acurada análise, amigo jornalista da cabeça em forma de balão.

    ResponderExcluir
  3. Claro! Porque se deixar ele sozinho no meio de campo e o elenco todo fraco, ele será super marcado e o time não vai jogar nada!
    Sou Mengão, mas não quero só Ronaldinho, quero time! quero títulos!

    ResponderExcluir