quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

CAMPEONATO CARIOCA 2010 - BOTAFOGO



Olá amigos do FUTEBOLA!

O que esperar do Botafogo no Carioca de 2010?

Vamos ver uma análise dos pontos que considero mais importantes do Glorioso neste início de temporada do futebol brasileiro.

Positivo:

- Se no Campeonato Carioca de 2009 o Botafogo mostrou um grande poder ofensivo comandado por Maicosuel, este ano parece que não será diferente. A dupla de gringos formada por Herrera e Loco Abreu tem tudo pra dar certo no Fogão. Impossível não se empolgar com a recepção do Loco Abreu pela torcida do Botafogo. Quem estivesse vendo de longe poderia pensar que era o retorno de um jogador que sempre foi ídolo da torcida, como por exemplo será a volta de Juninho Pernambucano para o Vasco, mas, na verdade, Loco Abreu estava pela primeira vez vestindo o manto do Glorioso. E se o torcedor botafoguense acredita não ter sorte, o clube acertou mais ainda ao contratar Loco Abreu, reconhecidamente um jogador iluminado. Acredito e torço para Abreu/Herrera ser uma das duplas de ataque mais forte do país.

- Analisando o conjunto formado pelos jogadores que permaneceram e os que foram contratados pelo Fogão, de uma coisa o torcedor alvi-negro pode ter certeza: não vai faltar raça e força de vontade neste time. Alessandro, Antônio Carlos, Leandro Guerreiro, Herrera e Loco Abreu, só para citar alguns, são jogadores que colocam o coração na ponta da chuteira. Recentemente o Botafogo teve uma série de derrotas (Flamengo nos Cariocas de 2007/2008/2009, River Plate na Sul-Americana 2007, Figueirense e Americano nas Copas do Brasil 2007 e 2008, respectivamente) em que dirigentes sem o mínimo de coerência e torcedores responsabilizaram a falta de garra da equipe. Acredito que, neste ano de 2010, raça, garra e força de vontade serão características do Glorioso.

Negativo:

- Com as contratações de Antônio Carlos e Marcelo Cordeiro o treinador Estevam Soares pode conseguir, com um trabalho bem feito, organizar o sistema defensivo do Botafogo. A já devidamente elogiada dupla Abreu/Herrera deixam o Fogão bem servido no ataque. No setor de meio-campo, porém, acredito estar o maior problema do Glorioso. As contratações realizadas para o setor foram de nomes pouco conhecidos e sem destaque no cenário nacional. É claro que jogadores como Somália, Renato Cajá e Diguinho podem dar certo pela equipe, mas a minha primeira análise é a de que Leandro Guerreiro continuará tendo que se multiplicar em vários para poder proteger o sistema defensivo e que Lúcio Flávio ficará bastante sobrecarregado na armação de jogadas. A imprensa chegou a ventilar as contratações de Morais (ex-Vasco) e Felipe Gabriel (ex-Flamengo). Acredito que seriam ótimos reforços para o Fogão por serem jogadores que auxiliariam muito o Lúcio Flávio e não são caros o suficiente para estourar o orçamento do clube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário