domingo, 24 de janeiro de 2010

COPA DA ÁFRICA 2010 - QUARTAS-DE-FINAL

Angola 0 x 1 Gana

Olá amigos do FUTEBOLA!

Na primeira partida da fase mata-mata da Copa da África, Gana eliminou a anfitriã Angola e se classificou para a próxima fase da competição. Vamos ver como foi este empolgante duelo.

Angola 0 x 1 Gana

Em uma partida dramática, Angola não conseguiu superar a Seleção de Gana e foi eliminada da Copa da África em sua própria casa.

Desde o apito inicial, o duelo se mostrou muito disputado, com as duas equipes brigando muito pela posse de bola e a criação de jogadas ofensivas bem organizadas não foi a tônica do jogo. Aos 16 minutos, a primeira e única jogada bem trabalhada da partida resultou no gol de Gana, quando o meia Asamoah (Udinese-ITA) deu um passe milimétrico para Gyan (Rennes-FRA) usar toda sua velocidade, ganhar do defensor angolano Kali e marcar um golaço em um chute cruzado. Após o gol marcado, Gana recuou todos os seus jogadores e Angola, sem a mínima criatividade ofensiva, apenas alçava bolas na área em cobranças de falta e em ataques pela direita. Não consegui compreender de maneira alguma as modificações realizadas na Seleção Angolana após a estréia no torneio. Naquele histórico empate em 4 a 4 com a Seleção de Mali, Angola teve uma ótima apresentação até abrir 4 a 0 no placar e o empate conquistado por Mali não pode apagar o bom trabalho ofensivo da equipe angolana. Neste jogo, as principais armas ofensivas de Angola foram os ataques laterais com Gilberto, pela esquerda, e a dupla Mabiná e Djalma (Marítimo-POR), pela direita. Entretanto, nesta partida contra Gana, e também nas anteriores, Gilberto foi deslocado para jogar como meia, atrás dos atacantes, Djalma foi para a ala-esquerda e todo o poder ofensivo angolano foi por água abaixo. Nos primeiros 45 minutos contra a Seleção de Gana, duas das bolas alçadas na área ainda poderiam ter dado resultado, mas o atacante mais badalado pela torcida e imprensa angolanas, o Manucho (Valladolid-ESP), desperdiçou ambas.

Para a 2ª etapa, o panorama da partida não se modificou, com Gana permanecendo retrancada em seu campo e sem nenhuma saída para os contra-ataques e Angola tentando o empate sem um pingo de organização. Buscando ganhar mais qualidade nas jogadas pelas laterais, o treinador angolano Manuel Jose colocou em campo Job e Zé Kalanga (Dínamo Bucareste-ROM). Melhorou, mas não foi o suficiente. Aos 26 minutos, o sumido Gilberto bateu uma falta perigosa da entrada da área, um minuto depois Manucho desperdiçou excelente cruzamento de Job, ao cabecear por cima do gol, e, aos 47, uma bola jogada de qualquer maneira na área ganesa foi tirada sobre a linha pelo zagueiro Vorsah (Hoffenheim-ALE).

Pela garra mostrada por Angola e pela postura extremamente defensiva de Gana, alguns podem dizer que Angola merecia o empate. Porém, como eu sempre digo, no futebol só existe a justiça da bola na rede. O atacante Gyan marcou um gol na única jogada bem organizada por Gana enquanto Angola conseguiu por três vezes deixar o atacante Manucho em condições de empatar a partida e este desperdiçou todas elas. Placar final: Gana 1 x 0 Angola e as “Estrelas Negras”, mesmo sem sua principal estrela, o volante Essien (Chelsea-ING), está na fase semi-final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário