quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

COPA DA ÁFRICA 2010 - SEMI-FINAL

Gana 1 x 0 Nigéria

Olá amigos do FUTEBOLA!

Já está decidido o primeiro finalista da Copa da África. Após eliminar Angola nas quartas-de-final e vencer a Nigéria nas semis, Gana chega com todos os méritos na decisão do torneio. Vamos ver como foi o duelo entre "Estrelas Negras" e "Super Águias".

Gana 1 x 0 Nigéria

Utilizando a mesma estratégia das vitórias anteriores, a Seleção de Gana bateu a Nigéria por 1 a 0 e está na final da Copa Africana de Nações.

Na partida da 1ª fase contra Burkina Faso, Gana precisava da vitória para poder se classificar e após abrir o placar, ainda no 1º tempo, recuou sua equipe e segurou o jogo sem ter problemas. Nas quartas-de-final contra Angola, novamente Gana saiu na frente, com um golaço do atacante Gyan (Rennes-FRA), e utilizou a tática de recuar e buscar os contra-ataques. Se não foi feliz nos contra-golpes, conseguiu segurar a desordenada pressão dos anfitriões e se classificou para as semi-finais para enfrentar a Nigéria. E este duelo contra as “Super Águias” pareceu um replay do jogo contra os angolanos. Aos 20 minutos da 1ª etapa, o camisa 10 Asamoah (Udinese-ITA) cobrou córner com perfeição, Gyan acertou linda cabeçada e colocou as “Estrelas Negras” em vantagem. Pronto! Bastou abrir 1 a 0 no placar para Gana novamente se segurar no campo defensivo. Com exceção de um chute longo do Gyan, que diga-se de passagem está na briga para ser o melhor jogador do torneio, apenas a Nigéria criou jogadas ofensivas durante todo o restante da partida.

Com sua equipe postada no campo de ataque e sem precisar se preocupar com os contra-ataques ganeses, que não existiam e deixavam o Gyan completamente isolado, a Nigéria buscou o gol por mais de 70 minutos. E não conseguiu. O fato de possuir bons jogadores ofensivos, como o Obasi (Hoffeinheim-ALE) e Odemwingie (Lokomotiv Moskow-RUS), não foi o suficiente para a Nigéria conquistar a classificação. O principal motivo? A gigante falta de qualidade nas finalizações. Os dois citados jogadores mais Oba Oba Martins (Wolfsburg-ALE) e Yakubu (Everton-ING) erraram muitas finalizações e pouco assustaram o goleiro ganês Kingson (Wigan-ING). Mesmo tendo mostrado uma grande variedade de jogadas ofensivas, atacando pela direita, pela esquerda e pelo meio, os nigerianos não concluíram sequer uma jogada com qualidade.

Contra as desorganizadas equipes de Burkina Faso, Angola e Nigéria, o sistema defensivo de Gana, que está longe de ser uma “muralha” conseguiu segurar a vantagem e colocar a equipe na decisão. Vale ressaltar que mesmo desfalcado de jogadores de ótima qualidade, como o Essien (Chelsea-ING) e Muntari (Internazionale-ITA), que são importantes em duas das melhores equipes do mundo, Gana conseguiu chegar na decisão, algo que os badalados Camarões e Costa do Marfim passaram longe. Méritos para a boa equipe do técnico Rajevac.

Um comentário: