quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

COPA DA ÁFRICA 2010 - 1ª FASE

Grupo D
Camarões 0 x 1 Gabão
Tunísia 1 x 1 Zâmbia

Olá amigos do FUTEBOLA!

Após os dois últimos jogos da 1ª rodada da Copa da África, que foram os jogos do Grupo D, nenhuma Seleção que irá disputar a Copa do Mundo conseguiu vencer seu jogo. Vamos ver como foi a derrota de Camarões para o Gabão.

Camarões 0 x 1 Gabão

Depois das derrotas sofridas por Nigéria e Argélia e de Costa do Marfim apenas empatar com Burkina Faso, foi a vez de Camarões se incluir entre as Seleções Africanas que disputarão a Copa do Mundo e que decepcionaram na estréia da Copa da África. A Seleção do grande atacante Samuel Eto’o perdeu para a desconhecida Seleção de Gabão por 1 a 0 e vai ter que suar mais do que imaginava para avançar para a próxima fase.

Com o apito inicial, a partida parecia comprovar as expectativas de uma fácil vitória dos Camarões. Com menos de 10 minutos de jogo, Nguemo (Celtic-ESC) e Emana (Bétis-ESP) já haviam assustado o goleiro Ovono (Le Mans-FRA). Porém, em uma bobeada imperdoável do sistema defensivo camaronês, principalmente por este ser formado por três zagueiros, o atacante gabonês Cousin (Hull City-ING) abriu o placar. Camarões sentiu o gol e, além de não conseguir organizar jogadas ofensivas de qualidade, não pressionava a saída de bola de Gabão que conseguiu controlar o jogo até o fim da primeira etapa.

Após o intervalo, Camarões enfim mudou a postura e partiu para buscar o empate. Acuada, a Seleção de Gabão abdicou completamente do ataque e se estruturou para segurar o avanço de Eto’o e companhia. Foi aí que a estrela do goleirão Ovono começou a brilhar. Na 1ª etapa ele já havia realizado três boas defesas, porém no 2º tempo ele foi sensacional. Não importava a maneira que Camarões atacava o resultado era o mesmo: defesa de Ovono. Bola parada com Geremi, chute longo com Emana, cabeçada do Webo (Mallorca-ESP)... Tudo parava nas mãos de Ovono. Pelos jogos da Copa da África que eu assisti até o momento, o goleiro gabonês realizou a melhor atuação individual do torneio. Veremos se manterá o ritmo.

Apesar de ter atacado com um grande volume a Seleção de Camarões cometeu, em minha opinião, o mesmo equívoco que Costa do Marfim no empate contra Burkina Faso. De acordo com meu caderninho, Costa do Marfim criou 10 oportunidades de gols, sendo apenas uma delas finalizada pelo Drogba. Camarões criou 9 oportunidades de gols e nenhuma delas foi finalizada pelo Eto’o. O que quero dizer com isso? Assim como a Costa do Marfim, Camarões possui bons valores individuais, porém a organização ofensiva destas equipes deixa muito a desejar. As jogadas de ataque são criadas de qualquer maneira e não buscando o melhor finalizador da equipe. Talvez se tivesse criado metade das chances de gols que criou, mas 3 bolas tivessem sido enderaçadas aos pés do Eto’o, Camarões vencesse a partida.

Está foi apenas a primeiras rodada da fase de grupos da Copa da África e ainda existe tempo para recuperações. Este fato, entretanto, não evita a constatação de que as Seleções Africanas que vão para o Mundial estão devendo. E muito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário