segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

COPA DA ÁFRICA 2010 - 1ª FASE

Olá amigos do FUTEBOLA!

Após um pequeno período de recesso, o FUTEBOLA está de volta. E já voltamos falando de um torneio que envolve grandes jogadores do futebol mundial. Ou alguém duvida que Drogba, Essien Eto'o, Yayá Touré e outros, estão entre os grandes jogadores do planeta. Infelizmente o Adebayor não disputará o torneio por causa de um bando de covardes que atacaram a Seleção de Togo. Porém, assim como não dei crédito aos terroristas que invadiram o Couto Pereira na última rodada do Brasileirão, não irei falar sobre os terroristas angolanos.

Começaremos falando da partida de estréia, que foi simplesmente magnífica.

Angola 4 x 4 Mali

Se a Copa da África manter o nível da partida de abertura, entre Angola e Mali, será considerada um dos maiores torneios de todos os tempos. Sem nenhuma dúvida este duelo foi um daqueles que mostra o motivo de o futebol ser o esporte mais fascinante do mundo.

Mesmo atuando em casa a Seleção de Angola não era considerada favorita para a partida devido aos bons destaques individuais da equipe de Mali. Porém, com o caminhar do jogo, Mali se mostrou um verdadeiro bando de jogadores em campo, sem o mínimo entrosamento e sentindo uma falta absurda da dupla Sissoko (Juventus-ITA) e Keita (Barcelona-ESP), que estavam contundidos. O número de passes errados da equipe malinesa foi algo assustador e, em toda a 1ª etapa, apenas um contra-ataque razoavelmente estruturado foi organizado. Já Angola, apesar de não fazer a partida dos sonhos, soube se impor, principalmente após a entrada do bom jogador Djalma no lugar de Dedé. Caindo pelo lado direito do campo, Djalma fez excelente dupla com Mabiná, sendo este lado a principal arma ofensiva angolana. Foi dos pés da dupla que surgiu a primeira jogada de perigo de Angola, aos 32 minutos. Dominando completamente a partida, o terreno estava ficando preparado para a aparição do grande artilheiro angolano Flávio. Em duas bolas alçadas na área, Flávio antecipou os defensores com perfeição e fez com que Angola fosse para o intervalo vencendo por 2 a 0.

Na 2ª etapa, mesmo com Angola jogando com um menor ritmo e o meia Keita já presente no time de Mali, a vitória do time mandante parecia que iria ocorrer naturalmente. A festa dos torcedores de Angola ficou ainda maior quando o rápido e excelente ala-esquerdo Gilberto, que já havia dado uma assistência para o primeiro gol marcado pelo Flávio, sofreu dos pênaltis em menos de 10 minutos. Com a primeira cobrança convertida por ele mesmo e a segunda pelo xodó da torcida, Manucho, a vitória parecia irreversível.

Até os 33 minutos do 2º tempo, Mali não havia realizado nada de bom na partida. Nenhuma jogada bem articulada sequer. O jogo e a festa pertenciam apenas à Angola. Uma rápida passagem da câmera pelo banco de Mali, mostrou os jogadores malineses com caras de pouquíssimos amigos. Porém, quando ninguém esperava, Mali iniciou uma arrancada indescritível. Keita aos 34 minutos aproveitou uma falha clamorosa do goleiro angolano. Kanoute aos 43 minutos utilizou todo seu potencial de bom finalizador e marcou um golaço de cabeça. Novamente Keita, agora em um belo chute, fez a torcida angolana ficar desesperada aos 47 minutos. Yatabaré, depois de uma bola alçada na área de qualquer maneira, no último minuto de jogo, empatou a partida. Surreal! Inacreditável! Impressionante! Viva o futebol!

É inegável que Angola desligou o motor após colocar 4 a 0 no placar. Porém, quem não desligaria? Faltavam 20 minutos para o fim do jogo e ninguém seria capaz de acreditar que a Seleção de Mali, que havia chegado com perigo uma vez em todo jogo, iria buscar o que parecia impossível. Buscou... E acabou com toda a alegria da torcida e dos jogadores de Angola. Pelo heróico e histórico empate, a Seleção de Mali escapa de um belo puxão de orelhas, mas ela precisa mostrar muito mais futebol para ser campeã, como seu técnico disse ser possível.

Um comentário:

  1. O jogaço de abertura da Copa da África entre Angola e Mali foi daqueles que você pode chamar no mínimo de sensacional.Afinal um obter um empate estando perdendo por 4 gols de diferença e a pouco mais de 15 minutos do fim da partida é raríssimo de se ver. É o Cariocão vem ai, e a expectativa é ver bons jogos do começo ao fim. A volta do America sob o comando da dupla tetracampeã mundial Bebeto e Romario promete dar um tempero à mais ao campeonato sem surpresas das ultimas edições. Vamos aguardar e torce para que tenhamos grandes partidas e grandes lances.

    ResponderExcluir