segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

TAÇA GUANABARA - 3ª RODADA PARTE 2

Grupo A
Boavista 0x0 Duque de Caxias
Fluminense 1x0 Volta Redonda
Americano 1x5 Olaria

Grupo B
Botafogo 0x6 Vasco
Friburguense 3x1 Tigres

Olá amigos do FUTEBOLA!

No complemento da 3ª rodada da Taça Guanabara, o Fluzão conseguiu vencer mais um jogo sem levar gols e manteve 100% de aproveitamento no torneio. O assunto da rodada, entretanto, não pode ser outro se não a histórica goleada aplicada pelo Vasco sobre o Botafogo. Vamos ver como foi este clássico inesquecível.

Botafogo 0 x 6 Vasco – Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)

Simplesmente mágico. Com uma atuação encantadora o Vasco engoliu o Botafogo no Engenhão e provou que é sim um candidato fortíssimo ao título do Cariocão 2010.

Desde o apito inicial o Gigante da Colina se mostrou uma equipe absurdamente superior ao Botafogo. Muito bem postada em campo e com seu trio ofensivo (Carlos Alberto, Philippe Coutinho e Dodô) se movimentando bastante, o Vasco flutuava no gramado. Logo com 3 minutinhos de partida, Dodô pegou a pelota de fora da área e, como se possuísse uma régua no pé, acertou um chute perfeito e abriu o placar. O primeiro dele pelo Vascão. E viria mais. Muito mais! Se o torcedor do Botafogo pensou que a situação estava ficando ruim, ela pirou bastante quando aos 15 minutos o Eduardo foi expulso por entrada violenta. Em minha opinião, o juiz exagerou um pouco nesta expulsão e não manteve o mesmo critério rigoroso no restante da partida. Com um homem a mais e precisando se preocupar apenas com os avanços do argentino Herrera, que era o único botafoguense que tentava algo em campo, já que Lúcio Flávio estava completamente sumido e Loco Abreu depende de uma boa atuação de seus municiadores, o Vasco ganhou completamente o controle da partida. Entre 33 e 35 minutos, o jogo foi decidido. Primeiro Carlos Alberto recebe a pelota na ponta direita e cruza para Dodô mostrar seu faro de artilheiro. Logo depois, Souza arranca com a pelota e organiza um contra-ataque digno de video-aula, deixando Dodô livre para, com toda a categoria que lhe é característica, balançar as redes pela terceira vez. Show de bola! Diante da estupenda atuação de Dodô, ficaria fácil não reparar em mais ninguém presente em campo, porém o volante Souza realizou um 1º tempo impecável. Além do citado contra-ataque que resultou no terceiro gol do Vasco, foi Souza quem sofreu a falta para Eduardo ser expulso, roubou a bola que caiu nos pés de Dodô no lance do primeiro gol e deu o passe para Carlos Alberto na jogada do segundo gol. Resumindo: Souza foi o responsável pela expulsão do Eduardo e participou diretamente dos três gols do Dodô.

Após o intervalo, o Vasco tinha tudo para cair no mesmo erro infantil das equipes que possuem boa vantagem no placar e recuar a equipe por completo, até pelo motivo do meia Carlos Alberto ter sido substituído por contusão, entretanto nem de longe foi o que ocorreu. Atuando com muita inteligência e mantendo sua equipe postada ofensivamente, o Vasco transformou a parcial vitória em uma goleada histórica. Logo aos 10 minutos da 2ª etapa, Léo Gago mostrou aquela que foi sua principal arma ofensiva no Brasileirão do ano passado, quando atuava pelo Avaí. Em uma cobrança de falta, o volante vascaíno mandou um verdadeiro balaço cheio de efeito contra o goleiro Jefferson, que não impediu o quarto gol do Vascão. A noite vascaína estava 99% perfeita. Só faltava o xodó da torcida, Philippe Coutinho, sacudir o filó pela primeira vez para todos os vascaínos ficarem felizes por completo. E como alegria pouca é bobagem, Philippe Coutinho resolveu mostrar seu até então escondido poder de finalização. Aproveitando um passe do Dodô e outro do Rafael Coelho, a jovem estrela da Colina marcou dois lindos gols e colocou um inacreditável resultado de 6 a 0 no placar do Engenhão.

Sobre a atuação do Botafogo na partida, seria praticamente impossível listar todos os erros da equipe, tamanha a quantidade. Jefferson falhou, o miolo de zaga foi um verdadeiro queijo suiço, os laterais não apoiaram e defensivamente foram totalmente envolvidos, os cabeças de área cometeram faltas tolas e estiveram completamente perdidos diante da movimentação de Souza, Philippe Coutinho e Dodô, Lúcio Flávio em nenhum momento chamou a responsabilidade de acalmar o jogo e organizar a equipe e o ataque foi sacrificado pelo péssimo desempenho geral. Díficil recordar uma atuação tão fraca do Glorioso. É chover no molhado falar do gigante trabalho que Estevam Soares terá pela frente, mas não podemos esperar que o Botafogo repita atuações como esta. Os jogadores alvi-negros sabem que esta foi uma partida atípica e eles precisam buscar calma para se organizar dentro das quatro-linhas.

Nesse domingo, o Vasco mostrou que quem quiser ganhar o Carioca vai ter que jogar muita bola. Carlos Alberto, Dodô e cia mostratam um belo cartão de visitas. Ou melhor, foi um verdadeiro outdoor de visitas.

JOGADA RÁPIDA!

Enquanto Bangu e América não tiveram inícios de campeonato empolgantes, o Olaria, outro clube de grande história no futebol carioca, ainda está invicto na competição. A goleada de 5 a 1 sobre o Americano, em Campos, deixou o Olaria com 7 pontos e atrás apenas da dupla Fla-Flu. Vem surpresa por aí?

2 comentários:

  1. Por isso não foi no aniversário do amigo, né?

    ResponderExcluir
  2. É Diano em tempos em que se fala em equilíbrio entre os times cariocas. Ontem no clássico entre Botafogo e Vasco esse panorama se mostrou totalmente diferente!O Vasco humilhou o Botafogo em uma goleada espetacular com direito a três gols de Dodô que agora é ex-ídolo alvinegro. É bom que o Fogão vá repensando o planejamento feito porque as coisas podem piorar em futuros encontros com as duplas Fred e Maicon(Allan) e a dupla Love e Adriano!

    ResponderExcluir