quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

COPA DA ÁFRICA 2010 - 1ª FASE

Grupo C
Egito 3 x 1 Nigéria
Moçambique 2 x 2 Benim

Olá amigos do FUTEBOLA!

A Copa da África segue com sua fase de grupos. Pelo grupo C ocorreu nesta terça-feira um grande duelo entre Nigéria e Egito. Vamos aos comentários.


Egito 3 x 1 Nigéria

No duelo entre as equipes do Grupo C que são favoritas para chegar na 2ª fase da Copa da África, foi possível assistir uma boa partida de futebol com excelentes valores individuais em campo.

Os primeiros 30 minutos de partida foram inteiramente dominados pela Nigéria, apesar de o ótimo atacante egípcio Zidan (Borussia Dortmund) ter assustado por duas vezes o goleiro nigeriano. Com uma armação com três atacantes: Obasi (Hoffeinheim-ALE) pela direita, Uche (Almería-ESP) pela esquerda e Yakubu (Everton-ING) pelo meio, a Nigéria conseguia, com muita velocidade, mostrar maior qualidade ofensiva. Pela direita, Obasi infernizava os defensores do Egito e foi de seus pés que saiu o primeiro gol do jogo. Na realidade, um golaço de fora da área. Pelo lado esquerdo, quem incomodava bastante o sistema defensivo do Egito era o lateral Taiwo (Olympique de Marseille-FRA), que criou duas excelentes jogadas que foram desperdiçadas pelo Uche. A Nigéria dominava ofensivamente a partida, porém em uma bobeada gigante de seu sistema defensivo, incluindo o goleiro Enyeama, Meeteb aproveitou um lindo passe de Ahmed Hassan e empatou a partida aos 34 minutos.

Este meia egípcio, o Ahmed Hassan, é um excelente jogador. Não é de hoje que sua qualidade para organizar jogadas já desperta elogios. O camisa 17 do Egito além de ter excelente toque de bola e de saber chegar na frente para finalizar, como ele mostrou ao marcar o gol da virada do Egito aos 9 minutos da 2ª etapa, também sabe como fechar o setor de meio-campo. Não é raro observar uma jogada que inicia e termina nos seus pés. E tem mais! Jogador de 34 anos de idade, ele possui na bagagem nada menos do que 3 títulos da Copa da África. Após virar a partida, o Egito conseguiu controlar o jogo e bloquear as jogadas em velocidade da Nigéria que tentou nos chutes longos empatar o placar. Além de não conseguir a igualdade, a Nigéria ainda sofreu mais um gol, desta vez em uma bomba do meia Geddo.

O placar final de 3 a 1 pode até ser exagerado se observarmos os primeiros 30 minutos jogados pela Nigéria. Porém, apenas força no setor ofensivo não foi suficiente para vencer uma equipe experiente como o Egito, que por sinal também apresenta um ataque perigoso. Se quiser buscar o caneco da Copa da África, a Nigéria precisa mostrar uma equipe mais equilibrada, que saiba utilizar a velocidade e qualidade ofensiva que possui, porém não fique tão exposta defensivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário