quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

COPA DA ÁFRICA 2010 - 1ª FASE

Grupo C
Nigéria 3 x 0 Moçambique
Egito 2 x 0 Benim

Olá amigos do FUTEBOLA!

Com muita facilidade e tranquilidade, Egito e Nigéria garantiram suas vagas na próxima fase da Copa Africana. Em um grupo com dois adversários sem tradição, já era previsto que se classificassem. Porém, a situação agora será mais complicada. Vamos ver como foi a vitória da Nigéria.

Nigéria 3 x 0 Moçambique

Com muita facilidade a Nigéria venceu a frágil Seleção de Moçambique e, junto com o Egito, passou para a próxima fase da Copa da África.

Como possuía a vantagem do empate para se classificar, a Nigéria entrou em campo com muita tranquilidade. Com o passar dos minutos, esta tranquilidade se tornou excessiva e, como Moçambique não possui nenhum poder de ataque, o jogo se arrastou um bom tempo. Com exceção de um bom chute do Obasi, após falha da defesa moçambicana, aos 8 minutos de jogo, nenhuma boa jogada ofensiva era criada por ambos os lados. Aproveitando o assunto da falta de criatividade ofensiva, acredito que o volante Mikel (Chelsea-ING) está sendo pessimamente aproveitado na Seleção da Nigéria. Jogando como homem mais ofensivo de meio-campo, logo atrás dos três atacantes nigerianos, Mikel tem a responsabilidade de fazer a bola chegar redondinha no ataque. Como não possui a caracaterística de ser um municiador do ataque, Mikel não tem se mostrado muito efetivo nesta posição. E mais! A defesa nigeriana, que já mostrou contra o Egito não ser lá uma maravilha, perde um jogador de bom poder de marcação com Mikel atuando mais avançado.

Voltando ao jogo, a Nigéria conseguiu sacramentar sua vitória com um gol no fim da 1ª etapa e um no início da 2ª. Primeiro, Odemwingie (Lokomotiv Moskow-RUS) teve toda a liberdade para preparar o chute de fora da área e abrir o marcador. Logo após o intervalo, novamente Odemwingie balançou as redes ao receber belo passe de Yakubu (Everton-ING). Com a vantagem no placar e diante de uma equipe de muita fragilidade ofensiva, a Nigéria não teve problemas para segurar o resultado. Aos 40 minutos, após mais uma bobeada da defesa moçambicana, com o lateral-esquerdo Paito, que se mostrava um dos mais coerentes da equipe, Martins (Wolfsburg-Ale) aproveitou o rebote do chute de Mikel e fechou o caixão.

Exceto uns 10 minutos da segunda metade do 1º tempo, quando Moçambique assustou duas vezes com chutes longos, a Nigéria dominou a partida inteiramente. O fato, porém, de se classicar em um grupo com Moçambique e Benim, não passou de uma obrigação para os nigerianos. Agora é esperar o adversário da 2ª fase e mostrar que pode sim ser uma pedra no sapato da Argentina na Copa do Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário