terça-feira, 12 de janeiro de 2010

PAPO CABEÇA - Terrorismo na Copa da África

Olá amigos do FUTEBOLA!

Ao criar o FUTEBOLA tive como intenção ter um espaço para falar do esporte mais fascinante do mundo. Um lugar para não ver cair no esquecimento muitos ídolos antigos, contar como foram grandes clássicos da história e não deixar nada do futebol atual de lado. Sempre busquei falar do melhor que ocorre ou já ocorreu dentro das quatro linhas e, por este motivo, sempre escapei de comentar situações em que o futebol fica em segundo plano, sendo ofuscado pela violência e pela covardia.

Na última sexta-feira (8 de janeiro) a Seleção de Togo que estava em Angola para disputar a Copa da África foi alvo de um atentado terrorista. Não foi o primeira e não será o última vez que terroristas tentarão buscar no esporte um modo de terem suas reivindicações escutadas. Foi assim no episódio envolvendo o grupo terrorista palestino “Setembro Negro”, quando atletas da delegação de Israel foram assassinados e, infelizmente, tenham certeza que um outro ataque terrorista ocorrerá novamente.

O que tem de ficar de lição neste episódio é que alguns destes ataques terroristas podem ser evitados e o sofrido pela Seleção de Togo também poderia. Angola é um país que se tornou independente em 1975 e até 2002 os conflitos políticos sempre fizeram parte da região. Digo 2002 pois foi neste ano que terminou a Guerra Civíl que destroçou o país. Pessoalmente já acredito ter sido muito incoerente a escolha de Angola para sede do torneio devido à este recente histórico de conflitos na região, porém mais incoerente ainda foi a escolha de Cabinda para receber jogos da competição.

Se não podemos dizer que Cabinda está em um nível de periculosidade semelhante à Faixa de Gaza, nem de longe esta província angolana é uma região pacífica. Empresas multinacionais e instituições do governo sofrem constantes ataques da FLEC (Frente de Libertação do Estado de Cabinda). Entretanto, para mostrar a “paz” em que Angola está vivendo, decidiram escolher Cabinda ara receber alguns jogos. Além de desnecessário, foi errado. Muito errado!

No dia 1 de janeiro deste ano, em todos os jornais esportivos a seguinte notícia era dada: “O Rally Paris-Dakar começa nesta sexta-feira, primeiro dia de 2010, em Buenos Aires”. Repararam algo estranho? Rally Paris-Dakar, começando na Argentina? Paris não é na França? Dakar não é em Senegal? Pois é, os ataques terroristas fizeram com que uma das provas mais importantes do automobilismo mundial mudasse de local. Correto! Muito Correto!

Infelizmente a Seleção de Togo pagou o pato por um dos maiores erros de organização esportiva da história. Uma vez mais o terror venceu. A Copa do Mundo este ano também será na África (África do Sul). As Olimpíadas de 2012, em Londres, um cidade que os terroristas adoram usar para serem escutados. Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016, aqui no Brasil. Já estou torcendo, desde agora, para não ocorrer nenhuma falha na segurança e na organização destes grandiosos eventos.

Queria agradecer ao meu grande amigo Leandro "Aleminho" por ter me aconselhado a fazer estes comentários, já que, como citei anteriormente, sempre pulava fora dos assuntos que deixavam o futebol em segundo plano.

Aproveito também o espaço para duas indicações para todos:

1 - O livro "Futebol e Guerra", do autor Andy Dougan, que mostra a história da equipe de futebol do Dínamo de Kiev (Ucrânia), uma das melhores da Europa Pré-Guerra, durante a ocupação nazista na II Guerra Mundial.

2 - A coluna do próprio FUTEBOLA que conta a história da Seleção da Áustria na Copa do Mundo de 1934 e de Matthias Sindelar. A coluna foi publicada dia 3 de agosto.

Um grande abraço!

5 comentários:

  1. Fala Dianoooooooo!!!
    Gostei da matéria cara!! Só tenho uma retificação... Setembro Negro era o nome do grupo que praticou o atentado nas olimpíedas de Munique, e não como ficou conhecido o atentado!!
    Mas fora isso ta tudo muito bom!!
    abssss

    ResponderExcluir
  2. retificando o meu comentario tb, Olimpíadas!! rs

    ResponderExcluir
  3. Valeu Flávio!!!
    Correção feita.
    Brigadão pelo elogio e pela correção.
    Abração e dá-lhe RJ Imperadores!

    ResponderExcluir
  4. Excelente post, Diano!

    Bastante elucidativo, o que era de se esperar vindo de alguém que realmente entende do que escreve e tem opiniões muito coerentes.

    Acho que seriam sempre bem-vindos comentários sobre assuntos deste tipo, apesar de fugir do propósito inicial do seu blog.

    Particularmente, acho muito interessantes as repercussões no futebol de eventos ocorridos fora de campo, mesmo quando as repercussões são negativas (o que ocorre na maioria das vezes), valendo citar o caso envolvendo a gripe suína e a Libertadores do ano passado. Até porque, todo jogo, ou todo campeonato, tem "uma história por trás".


    E, cá para nós, é sempre divertido exercitar a imaginação e debater com amigos: "o que teria acontecido com aquela competição, ou aquele time em particular, se aquele episódio não houvesse ocorrido?".

    É isso. Já falei demais.

    Mais uma vez, parabéns pelo blog!

    Abraços,

    Leandro "Aleminho"

    ResponderExcluir
  5. Há muitos interesses envolvidos nessas grandes competições: políticos e financeiros. Fatos que estragam o futebol, mas fazer o que, essa é a realidade.
    Parabéns, pela crônica! Acredito que não ocorrerão atentados no Brasil, já que a política brasileira é pacifista quanto ao mundo islâmico: vide a relação entre o Brasil e o Irã.

    Fernando Jesus
    Auxiliar técnico administrativo

    ResponderExcluir