domingo, 31 de janeiro de 2010

TAÇA GUANABARA - 5ª RODADA PARTE 1

Grupo A
Americano 1x3 Volta Redonda

Grupo B
Resende 4x2 Tigres
Botafogo 2x1 América

Olá amigos do FUTEBOLA!

Na abertura da 5ª rodada da Taça GB, o Botafogo manteve sua constância. Assim como nas vitórias anteriores, o Fogão não foi superior ao adversário de menor porte e, mesmo assim, garantiu os 3 pontos. Vamos ver como foi o duelo entre Fogão e Sangue.

Botafogo 2 x 1 América – Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)

Em uma partida equilibradíssima e que só foi decidida nos minutos finais, o Botafogo bateu o América na estréia de Joel Santana como treinador.

Com a intenção de diminuir a quantidade de espaços encontrados no setor defensivo botafoguense nas partidas anteriores, Joel Santana decidiu estrear utilizando a formação com 3 defensores. A idéia de que um zagueiro a mais do que nas últimas partidas poderia dar maior segurança defensiva ao Fogão foi por água abaixo em apenas 3 minutos de jogo, tempo suficiente para o América organizar duas excelentes jogadas pelo lado direito da partida e quase abrir o marcador. E esta foi a tônica do 1º tempo, um América com ótimo controle da posse de bola, trabalhando pelos dois lados do campo, arriscando chutes longos e estando sempre perto de balançar as redes. O principal destaque americano foi justamente o que marcou o gol rubro. Um lindo cruzamento da esquerda do lateral Gérson chegou à cabeça do Adriano, absurdamente sozinho dentro da área alvi-negra, e ele não desperdiçou a chance de abrir o placar. O atacante Adriano fez uma partida excelente, se movimentando bastante no ataque e incomodando demais os defensores adversários. Somente aos 35 minutos que o Botafogo conseguiu, enfim, organizar sua primeira jogada ofensiva com qualidade. Isso mesmo, o Fogão passou mais de meia hora de jogo sem nada criar ofensivamente e, claro, o sumiço do Lúcio Flávio em campo está diretamente relacionado com este fato. A jogada trabalhada pelo lado esquerdo, com a participação do lateral Marcelo Cordeiro, terminou na cabeça de Loco Abreu e no fundo da rede. Apesar de não estar mostrando nada de brilhante, o centroavante uruguaio realmente sabe trabalhar dentro da área. A consciência que ele possui nas jogadas de bola aérea é digna de muitos elogios. Pode ser na finalização ou nas assistências com a cabeça, como mostrou no gol do Antônio Carlos contra o Tigres, na última rodada, Loco Abreu mostra que conhece muito do assunto.

Após o intervalo, Joel decidiu abandonar os três zagueiros com a entrada de Diguinho no lugar de Wellington. Com isso o Botafogo ficou mais organizado e ganhou o controle do jogo, certo? Errado! O América, assim como na 1ª etapa, manteve sua equipe a maior parte do tempo no campo ofensivo e com um jogo bem balanceado pelos lados do campo, com os laterais Claudemir e Gérson, permaneceu melhor. Porém, apesar do domínio, as chances claras de gols não apareciam e apenas uma jogada entre o meia Jones e o Adriano esteve perto de colocar o América em vantagem, até a parada técnica aos 20 minutos. Foi somente a partir desta pausa que o Botafogo conseguiu realmente levar perigo ao goleiro Roberto e, como o Glorioso permanecia muito frágil defensivamente, o jogo se tornou muito aberto. Herrera, para variar, se esforçava para colocar o Fogão na frente, como em um chutaço da ponta direita da área que Roberto salvou e Loco Abreu não aproveitou o rebote. Já o América, com sua postura muito ofensiva, permitia até a chegada dos volantes, como no lindo lance de Júnior que entrou costurando na área alvi-negra e quase marcou um gol antológico. Era um jogão de bola, daqueles que a tensão podia ser sentida e que qualquer falha seria decisiva. E o América bobeou feio. Aos 42 minutos, o lateral Gérson foi sair jogando, perdeu a pelota para o jovem atacante Caio, que havia entrado no 2º tempo, que arrancou com muita velocidade e deu a vitória ao Fogão.

Após o jogo, Lúcio Flávio disse que o importante no momento é o Botafogo conquistar os três pontos. Não concordo com o capitão do Bota e repito aqui o que disse após o jogo contra o Tigres. Se o Fogão quiser apenas passar de fase, pode se preocupar apenas com o resultado. Porém, se quer encarar Fla, Flu e Vasco de igual para igual, precisa começar a jogar mais futebol.

JOGADA RÁPIDA!

E o Americano não é mais o mesmo. Para quem estava acostumado com a equipe de Campos aprontando no Cariocão, a campanha com 5 jogos e 5 derrotas realizada pelo Cano é assustadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário