sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

COPA DA ÁFRICA 2010 - 1ª FASE

Grupo B
Costa do Marfim 3 x 1 Gana

Olá amigos do FUTEBOLA!

Nesta sexta-feira ocorreu o jogo mais aguardado da 1ª fase da Copa da África entre Costa do Marfim e Gana. Vamos aos comentários da bela vitória da equipe de Didier Drogba.

Costa do Marfim 3 x 1 Gana

No duelo mais aguardado desta primeira fase da Copa da África, Costa do Marfim engoliu a Gana e garantiu sua classificação para as quartas-de-final.

Durante toda a 1ª etapa da partida, Gana se mostrou uma equipe sem a mínima qualidade para organizar boas jogadas ofensivas. Impressionante como em 45 minutos a Seleção Ganesa, reconhecidamente uma das melhores seleções do continente africano, não conseguiu produzir nada de útil ofensivamente. Diante deste cenário, Costa do Marfim soube se impor em campo e mesmo sem realizar uma grande partida conseguiu sair para o intervalo com a vitória parcial por 1 a 0. O gol marfinense por sinal foi um golaço que surgiu após uma linda triangulação entre Yayá Touré (Barcelona-ESP), Kalou (Chelsea-ING) e Gervinho (Lille-FRA) com o último balançando as redes. Pelas duas partidas jogadas pela Costa do Marfim nesta Copa da África, o Gervinho vem se mostrando um atacante bastante ágil e que se movimenta por todos os setores ofensivos. Apesar de ter sido contratado recentemente pelo Lille, acredito que rapidamente ele estará em uma equipe de maior porte na Europa.

Voltando ao jogo, após o intervalo a Seleção da Costa do Marfim resolveu tirar um pouco o pé do acelerador. Este fato somado à entrada de Essien (Chelsea-ING) e à expulsão do lateral-direito marfinense Eboué (Arsenal-ING), fez com que Gana finalmente mostrasse algum futebol. Mantendo a posse de bola no campo ofensivo e dominando as ações, Gana quase chegou ao empate por 2 vezes. Porém, através de uma linda cobrança de falta do lateral-esquerdo Tiene (Valenccienes-FRA), aos 21 minutos, a Costa do Marfim ampliou o placar e jogou um verdadeiro balde de água fria na reação ganesa. A partir daí, a Costa do Marfim soube segurar Gana, que não mostrava força nem qualidade para buscar o empate. Nos minutos finais, a partida que estava morna deu uma grande esquentada. Primeiro o marfinense Keita (Galatasaray-TUR) fez uma jogada genial na ponta esquerda e colocou a pelota na cabeça do até então improdutivo Drogba (Chelsea-ING) que marcou um belíssimo gol. Dois minutinhos depois, o ganês Gyan (Rennes-FRA) sofreu um penâlti que ele mesmo cobrou e fez o gol de honra da sua equipe.

A vitória da Costa do Marfim mostrou que a equipe tem muito mais futebol do que o que havia mostrado na estréia contra Burkina Faso. Por falar em Burkina Faso, este é o próximo adversário de Gana e é bom Essien e companhia abrirem os olhos pois se repetirem essa bolinha que jogaram dificilmente se classificarão para a próxima fase.

Nenhum comentário:

Postar um comentário