segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

E NO VELHO CONTINENTE...

Inter de Milão 2 x 0 Milan – 21ª rodada do Campeonato Italiano

Um verdadeiro banho de água fria! Assim pode ser definida a incontestável vitória da Inter de Milão sobre o Milan, mesmo atuando quase a partida toda com um homem a menos e desfalcado de Samuel Eto’o, que disputa a Copa da África.

Os primeiros 15 minutos jogados pela equipe da Inter foram espetaculares. O trio formado por Pandev, Milito e Sneijder mostrava um futebol de primeira categoria. Reparem no bombardeio ao goleiro Dida. Primeiro Sneijder manda uma bomba de fora da área e acerta o poste, depois Pandev tenta penetrar pelo miolo de zaga do Milan e a pelota sobre para Sneijder arrematar para difícil defesa de Dida e, finalmente, a Inter abre o placar com um chute cruzado de Diego Milito, após excelente passe de Pandev. Por pouco, aos 14 minutos, Milito não ampliou a vantagem depois de receber novo passe de Pandev. Eletrizante! Inacreditável a atuação do macedônio Pandev. Em sua quarta partida pela Inter, ele tinha a missão de substituir ninguém menos que Samuel Eto’o no clássico contra o Milan e em momento algum sentiu o peso da responsabilidade. Parece que a Inter acertou em cheio ao contratá-lo junto a Lazio. Sobre seu parceiro de ataque, o argentino Diego Milito, já está muito mais do que na hora de ele ser titular da Seleção Argentina. Em minha opinião, sua velocidade e poder de finalização (possui 13 gols em 19 jogos pela Inter) podem ser muito úteis à equipe do Maradona. Entre Milito e Higuaín, fico com o primeiro.

Após esta blitz fenomenal da Inter, um lance no meio do campo fez o torcedor do Milan voltar a se empolgar. Aos 26 minutos, o meia holandês Sneijder reclamou com o árbitro e foi expulso de campo. Opinião minha? O juiz foi absurdamente rigoroso. Com um jogador a menos, e logo seu principal meia organizador , a Inter perdeu muito de seu poder ofensivo. Até o fim da 1ª etapa, o Milan organizou diversas jogadas ofensivas pelos lados do campo, mas como foram pouco criativas não levaram perigo ao goleirão Júlio César e a equipe rubro-negra foi para o intervalo com um resultado negativo.

Para o 2º tempo, o treinador Leonardo resolveu retornar com o meia Seedorf, buscando dar maior criatividade às jogadas ofensivas milanesas e, em um minutinho, Sedoorf quase empatou o jogo. Beckham cobrou córner com perfeição e o holândes, de cabeça, obrigou Júlio César a fazer uma monumental defesa. Segundos depois, Ronaldinho – sim, ele estava em campo – acertou um meio-voleio de fora da área e quase marcou um golaço. O Milan mostrou estar vivo, foi para cima da Inter e... deixou inúmeros espaços no seu setor defensivo. Se sem espaços Pandev e Milito já causaram aquele pandemônio na 1ª etapa, com os buracos na defesa rubro-negra a situação não seria diferente. Aos 10 minutos, Padev acertou o passe e Milito chutou para defesa de Dida. Aos 14, uma maravilhosa jogada de Milito chegou aos pés de Pandev que acertou a trave. Cinco minutos depois, falta na entrada da área e Pandev, com imensa categoria, sacudiu o filó. 2 a 0 Inter. Que atuação sensacional da dupla de ataque interista!

Vejam como o futebol as vezes pode ser muito irônico. O ótimo zagueiro brasileiro Thiago Silva saiu do Fluminense para atuar no Milan, um dos maiores clubes do planeta. “Agora sim vou atuar com os maiores jogadores do mundo” – deve ter pensado o ex-defensor tricolor. Coitado. Atuando ao lado de Favalli, Antonini e Abate, o zagueiro brasileiro sofre para proteger o compatriota Dida e coloca em risco sua vaga na Copa do Mundo de 2010. Não consigo entender como uma equipe do porte do Milan possui defensores de tão baixa qualidade.

Após o segundo gol da Inter, o Milan não mostrou qualidade para buscar o empate. Apenas bolas alçadas na área e jogadas de bola parada estavam no repertório rubro-negro. Essas jogadas estéreis serviram apenas para consagrar a defesa da Inter e fazer com que Lúcio mostrasse que a cada dia que passa se transforma em um zagueiro melhor. Falando em consagração, nos minutos finais foi a vez de Júlio César se consagrar. Primeiro o centroavante Huntelaar acertou um chute quase da pequena área e o brazuca salvou. Minutos depois, o juiz marcou um pênalti inexistente, expulsou o brasileiro Lúcio e Júlio César voou para defender a cobrança de Ronaldinho Gaúcho. Que fase do goleirão brasileiro!

No 1º turno, a Inter humilhou o Milan e ganhou por 4 a 0. Agora, com a convincente vitória, o Milan e Ronaldinho Gaúcho perceberam que precisam de muito mais do que golear equipes de menor porte para evitar o título do rival.

Nenhum comentário:

Postar um comentário